Banda Filarmónica Ilhense

Informações

AGENDA
HISTÓRIA

A Associação Banda Filarmónica Ilhense, foi fundada em 1924, por Manuel do Couto Júnior, Manuel Pedrosa Capela e Manuel Pedrosa Boiça. Participou na primeira festividade em Junho de 1926, no lugar de Água Formosa em honra de Santo António, e desde então tem participado em serviços de ordem religiosa, cultural e didáctica.
Durante vários anos, a Filarmónica Ilhense viveu momentos muito difíceis, desde a simples falta de energia eléctrica, até à necessidade de comprar instrumentos para os seus executantes e, só em 1930 é construída a primeira sala de ensaios, pois até então, esta ensaiava em casa dos seus executantes.
Em 1974,a Filarmónica festejou o seu cinquentenário. É nesse mesmo ano, que se começou a construir a nova sede, tendo sido inaugurada em Novembro de 1978, em 24 de Outubro de 2004 é inaugurada a reconstrução e ampliação.
Esta Associação Cultural, desenvolve paralelamente outras actividades culturais, tais como: Escola de Música, Banda Juvenil e Ensembles, grupos estes fundamentais para a formação e continuidade da banda filarmónica.
Do tempo em que os músicos ensaiavam à luz das velas esta Banda Filarmónica tem feito história…com avós, pais, filhos e netos que dedicaram a esta associação tudo, contribuindo para o que ela é hoje. São 90 anos de dedicação, sacrifício, espírito de grupo, disciplina, amizade, lealdade, rigor, promoção do povo e da cultura da sua terra e sobretudo da música. 90 anos de ensaios, procissões, arruadas, concertos, cerimónias, Igrejas, andores, foguetes, Kms e Kms palmilhados, com uma farda vestida andando à chuva ao vento ao frio e ao calor insuportável do Verão.
Estando associada ao INATEL, à Federação Portuguesa de Bandas Filarmónicas, à Delegação Regional da Cultura do Centro a Banda Filarmónica Ilhense participa em projectos musicais a convite das instituições acima referidas, realiza serviços religiosos, concertos na sua terra mas também por todo o país, no Arquipélago dos Açores e recentemente no Luxemburgo no dia de Camões de das Comunidades.
Participa em encontros de Bandas, dinamiza a Escola de Música e a Banda Juvenil, que tem participado com a Biblioteca Municipal de Pombal em actividades de promoção do livro e da leitura para crianças.
Atualmente com 52 executantes, esta banda conheceu na sua história maestros como Manuel Francisco Ascenso (maestro fundador), António Carreira, António Oleiro, Carlos Pinto e Miguel Alves, que contribuiriam com a sua mestria e saber.
Esta associação de caris cultural está inserida numa comunidade rural com muitas tradições onde a Banda Filarmónica Ilhense ocupa um papel importante a todos os níveis, no desenvolvimento cultural da comunidade, no complemento da formação dos
jovens que integram a banda e até um pequeno contributo na micro economia que a rodeia. Para além disso, contribui também para a divulgação das suas gentes, suas tradições e de todo o concelho com as inúmeras prestações de serviços por todo o país e pelo estrangeiro.

A Filarmónica nas redes sociais
Localização
MAIS INFORMAÇÕES
Contactar a Banda Filarmónica Ilhense

Nome

Email (required)

Assunto

Mensagem

Rider Técnico

SOM

 

02 Colunas em Tripé, colocadas atrás da banda, capaz de produzir um som limpo sem distorções ou interferências, com uma dispersão sonora e fases coerentes. Preferência 15”.

 

  • MESA

Com bandas paramétricas de equalização, filtro high-pass variável, 2 auxiliares post-fader.

 

  • PROCESSO

Equalizador Gráfico de 31 bandas 1/3 de oitava stereo

2 Canais de Compressão

01 Processador de Efeitos

 

  • MONIÇÃO

02 Monitores individuais

 

  • BACKLINE

01 Tripés Girafa

  • Microfones para Voz, Shure SM58 ou equivalente (preferência Wireless)

 

ILUMINAÇÃO

Em toda a largura do palco e que garanta uma ótima visibilidade para que a plateia e para os músicos lerem as pautas.

 

 

 

 

OUTRO MATERIAL

Dimensões de palco – 10m de cumprimento por 10 de largura

50 Cadeiras sem braços

01 Banco alto sem braços

06 Estrados tipo “ROSCO” (praticáveis) de 2mx1m, máximo 50 cm de altura

 

NOTAS IMPORTANTES

 

  • MONTAGEM DO BACKLINE/SOUNDCHECK

 

A empresa proprietária do sistema deverá disponibilizar um técnico para auxiliar no teste de som e fornecer informações acerca do funcionamento do sistema.

 

O técnico de luz procederá mediante as indicações fornecidas pelo grupo.

 

À chegada do grupo ao local deverá o equipamento estar todo operacional e com o Line-Check já efetuado, de modo a garantir que todas as vias tenham estejam em perfeitas condições.

 

O grupo necessita de cerca de 1h 30 minutos para montagem do backline e realização do Sound-Check.

Site

MORADA

Rua Capela São João 3105-127 ILHA Pombal Leiria Portugal

TELEFONE

Fixo
   236 950 614
Presidente da Direção: Nilton Leopoldo
   910020050
Maestro: Paulo Branco
   966869321

E-MAIL

filarmonica.ilhense@gmail.com

Tipo
Filarmónicas
Tags
Escolas de Música, Filarmónicas