Filarmónica Artística Pombalense

Informações

AGENDA
2016
FEVEREIRO
  • 6 de fevereiro de 2016 – Concerto de Carnaval –  (Banda Filarmónica)
  • 20 de fevereiro de 2016 – Participação no concerto de aniversário da Filarmónica de Stª Cecília (Ansião) –  (Banda Filarmónica)
 
MARÇO
  • 19 a 26 Curso intensivo inter-filarmónicas (Pombal e Vila Nova de Anços (a confirmar) –  (Banda Filarmónica)
ABRIL
  • 16 de abril de 2016 – Comemoração do Dia Mundial da Dança (FAPdança)
  • 24 de abril de 2016 – Festa em Aldeia dos Redondos (Pombal) –  (Banda Filarmónica)
MAIO
  • 15 de maio de 2016 – Festa em Assanha da Paz (Pombal) –  (Banda Filarmónica)
 
JUNHO
 
 
JULHO
  • 14 e 17 de Julho de 2016 – Espétaculo fim de ano letivo (FAPdança)
  • 29 de Julho de 2016 – Abertura das Festas do Bodo – a confirmar –  (Banda Filarmónica)
  • 31 de Julho de 2015 – Procissão do Bodo – a confirmar –  (Banda Filarmónica)
AGOSTO
  • 15 de Agosto de 2016 – Festa Religiosa (Charneca – Pombal) –  (Banda Filarmónica)
  • 21 de Agosto de 2016 – Festa Religiosa (Chã de Alvares) –  (Banda Filarmónica)
 
SETEMBRO
  • Comemoração do Dia Nacional da Bandas Filarmónicas (a confirmar) –  (Banda Filarmónica)
 
OUTUBRO
  • Encontro de Bandas do Municipio – Vermoil – data a confirmar –  (Banda Filarmónica)
  • 16 de Outubro de 2016 – Concerto de Aniversário – data a confirmar –  (Banda Filarmónica e FAPdança)
 
NOVEMBRO
  • 11 de Novembro de 2016 – Dia do Município – a confirmar –  (Banda Filarmónica)
DEZEMBRO
  • Concerto de Natal – data a confirmar –  (Banda Filarmónica)
HISTÓRIA

A Associação Filarmónica Artística Pombalense é uma das mais antigas colectividades do Concelho de Pombal tendo como data da sua fundação o dia 16 de Outubro de 1867, conforme consta da escritura de constituição que veio a ser lavrada no Cartório Notarial de Ansião, em 29 de Novembro de 1985.
Por falta de registos históricos sobre a vida desta Associação, não é possível documentar a data da sua fundação, nem a indicação dos seus sócios fundadores, a forma como foi constituída e as motivações que lhe deram origem. Até esta data, também não foram encontrados novos registos que clarifiquem as dúvidas levantadas.
Contudo, o livro “POMBAL OITO SÉCULOS DE HISTÓRIA” da autoria do historiador Dr. Joaquim Vitorino Videira Eusébio, cita que o jornal da época “O LEIRIENSE” no seu número 113, de 1 de Agosto de 1855, ao aludir às festas do Bodo diz: “… todos estes divertimentos foram acompanhados pela música de duas filarmónicas, a de Maiorca e a de Pombal, distinguindo-se esta pelo aceio e mesmo podemos dizer, luxo com que estávestida” Contudo, manteve indelével o principal objectivo da sua criação, que era o promover o estudo, a defesa e a divulgação do património cultural e musical. A Associação Filarmónica Artística Pombalense foi distinguida pela Região de Turismo de Leiria – Rota do Sol, com a Medalha de Prata, atribuída às colectividades com mais de cem anos. Foi igualmente distinguida pela Câmara Municipal de Pombal com a Medalha de Prata da Cidade, pelos relevantes serviços prestados ao ensino, aperfeiçoamento e divulgação da música. Foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública em 17 de Agosto de 1999 (Diário da República – II Série, n.º 191 de 17 de Agosto de 1999). Contribuindo para que se preservem ancestrais tradições das Bandas/Filarmónicas junto das massas populares, esta tem participado, regularmente, em Festivais, Concertos, Encontros de Bandas, Festas Populares. Com actuações também no estrangeiro procura incentivar acções de divulgação junto dos núcleos de trabalhadores emigrantes.

ACTUALMENTE,
a Banda Filarmónica Artística Pombalense é constituída por 63 executantes e o seu maestro titular. A sua actividade é crescente e passa por serviços religiosos, cerimónias oficiais, arraiais e arruadas, espectáculos de cariz social e promove concertos culturais e pedagógicos.
Mantém com grande dinamismo a suaACADEMIA DE MÚSICA com as disciplinas de Formação Musical, Classe Conjunto, Iniciação Musical, Orquestra Orff, Clarinete, Percussão, Trompa, Trompete, Tuba, Eufónio, Trombone de Varas, Saxofone, Flauta Transversal, Oboé, assim como mantém a oferta do ensino de outros instrumentos musicais que não os tradicionais das Bandas Filarmónicas, tais como, Piano, Guitarra Clássica e Eléctrica, Viola Baixo, Ukulele, Bateria, Acordeão, Canto e Violino.
A Filarmónica Artística Pombalense continua a apostar fortemente na área da dança através da suaACADEMIA DE DANÇA (FAPDança).Através dela existem diversas modalidades de ensino tais como, o Ballet Clássico (com o ensino gratuito para rapazes), Jazz Americano, Sapateado Americano, Alongamentos/Flexibilidade/Correcção Postural, Danças Urbanas, Zumba Fitness, Corpo e Mente e Yoga.

Localização
MAIS INFORMAÇÕES
Contactar Filarmónica Artística Pombalense

Nome

Email (required)

Assunto

Mensagem

RIDER TÉCNICO

As necessidades logísticas para uma actuação da filarmónica dependem sempre do número de executantes presentes e também do tipo de repertório a ser tocado.

Sítio

http://www.filarmonica.pt (em construção)

MORADA

Urbanização Fonte Nova, Rua Fonte Nova, Apartado 177, 3100-543 POMBAL

TELEFONE

236213263

E-MAIL

secretaria@filarmonica.pt

Tipo
Filarmónicas
Tags
Escolas de Música, Filarmónicas