Grupo de Danças e Cantares de Abiul

Agenda 2016

Este agrupamento cultural fez a sua primeira apresentação pública no dia 5 de Agosto de 2004, dia da festa em honra de Nossa Senhora das Neves, Padroeira da Freguesia de Abiul.

A ideia de criar este grupo teve origem no desejo de não deixar perder a cultura e as tradições ancestrais que os nossos antepassados nos legaram e de mostrar à juventude a forma como as gentes da nossa terra se divertiam nos bailes de roda, nas romarias e nos trabalhos de campo, cantando e dançando alegremente ao som das cantigas que outros lhes ensinaram e que, de geração em geração, chegaram até aos nossos dias.

A freguesia de Abiul é possuidora de um imenso e rico espólio de cantigas de outros tempos e era pena deixar que se perdessem na agitação dos ventos que sopram.

O Grupo de Danças e Cantares de Abiul participou em inúmeros espetáculos nos concelhos de Pombal, Ourém e Pedrógão Grande bem como participou no XII Festival Nacional de Folclore da Casa do Concelho de Castro Daire, em Lisboa, entre outros.

É um Grupo com cerca de 40 participantes, alguns ainda jovens, com força de vontade de trabalhar e muita determinação

Parte dos trajes anteriormente usados pelo antigo Rancho Folclórico foram agora aproveitados para o Grupo, que assim mantém, sensivelmente, as mesmas características e o mesmo padrão do anterior.

O conjunto musical é formado por instrumentistas da freguesia e por alguns alunos da Escola de Música da Fundação, compondo-se de; acordeões, guitarras clássicas, bandolins, cavaquinhos e vários instrumentos de percussão.

Alegremente e com o grande desejo de projetar o nome da sua terra para além das suas fronteiras, o Grupo de Danças e Cantares de Abiul orgulha-se do trabalho que tem realizado na divulgação do folclore tradicional desta bela região do País e promete continuar, sem esmorecer, a transmitir e divulgar esta forma de cultura tão popular e tão apreciada no nosso País e no estrangeiro.

O Grupo nas redes sociais
Contactar o Grupo de Danças e Cantares de Abiul