Rancho Etno-Popular da Ilha

No início da década de setenta do século passado, tendo em vista a criação de um rancho na Ilha, o etnomusicólogo António Oleiro colaborou com a população local na recolha das danças e cantares tradicionais da região, bem como na recuperação dos trajes ancestrais, procurando representar os usos e costumes dos finais do século XIX e inícios do século XX.

Logo após a sua fundação em 1972, este grupo fez a sua primeira apresentação televisiva no programa apresentado por Pedro Homem de Melo. Desde a sua fundação, tem participado em diversos festivais de folclore, quer a nível nacional, quer internacional, tendo-se deslocado em fevereiro de 2009 a Paris, em setembro de 2011 a Vigo e em maio de 2012 à região Autónoma da Madeira.

Predominam no seu reportório as danças de roda e os rodopios, que eram frequentemente interpretadas no final das “ jornadas de trabalho” agrícola, e trabalhos discográficos, em 1997 e 2006. É ainda membro efetivo da Federação de Folclore Português, Membro da Associação Folclórica da região de Leiria – Alta Estremadura e do INATEL.

O artesanato predominante na Ilha é a “feitora dos capachos”. Esta atividade consiste na utilização do bracejo e do junco secos e entrelaçados com uma técnica apurada que permite realizar diversos objetos de utilização quotidiana, nomeadamente: cestinhas, bases, de tachos e tapetes.

Locais de recolha: levados a cabo por António Oleiro junto das pessoas mais idosas da freguesia.

Trajes: camponeses, pastor, tecedeira de bracejo, resineiro, domingueiro, camponeses abastados e noivos.

Utensílios: capachos, bracejo, junco, enxadas, ancinhos, alcofas, rodilhas e utensílios de resineiro.

Tocata: acordeão, guitarra, cavaquinho, ferrinhos, viola toeira, reco-reco e medida com abano.

O Rancho nas redes sociais

Contactar o Rancho Etno-Popular da Ilha