Rancho Folclórico da Redinha

Brevemente disponível

Em 1963, era fundado na redinha, o Rancho Folclórico “ As Moleirinhas, hoje designado por Rancho Folclórico de Redinha fazendo lembrar os costumes e tradições dos seus antepassados. Tendo a região, desde recuados tempos, profundas raízes folclóricas, é possível que para isso tenha contribuído a Romaria a Nossa Senhora de estrela. Desde sempre, ali aflui um grande número de pessoas pagando promessas, cantando e dançando ao toque de vários harmónios e concertinas, que nunca faltam para animar esta tradição.

O rancho tem participado em grandes festivais de folclore de norte a sul do país bem como, no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.

É membro efetivo da federação do Folclore Português e também da associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas da freguesia

Trajes: moleiros, camponeses, lavadeira, teceira, domingueiro, camponeses abastados, romeiros e noivos

Utensílios: cabaço ( para tirar água dos poços e valas para rega), ancinho, crivo, saca da farinha ( moleira), cesta do almoço, dobadoura, foicinho, cabaça

Tocata: acordeão, ferrinhos, reco-reco, cântaro com abano e guitarra.

Contactar o Rancho folclórico da Redinha

3105-326 Redinha