Rancho Folclórico e Artístico de Antões

AGENDA 2016

Sediado no Centro Recreativo Folclórico e Artístico de Antões ( localidade pertencente à freguesia do Louriçal e à freguesia da Guia), o Rancho Folclórico e Artístico de Antões foi fundado em Outubro de 1977, entre outros, por António Maria da Silva e teve como primeiro ensaiador o Senhor Manuel Carreira, um dos mais jovens e talentosos alunos do saudoso Mestre de Folclore António Oleiro.

Obteve a 30 de setembro de 1978, o primeiro lugar num festival concelhio de folclore. Em 1981 editou o seu trabalho discográfico e ainda, nesse ano levou a cabo uma recolha etnográfica, que resultou na criação dos trajes que ainda hoje exibe.

Quanto ao reportório, este retrata a vida sentimental e camponesa dos seus antepassados.

Em 1994 o rancho fez a sua primeira atuação no estrangeiro, em Espanha, e organizou o seu primeiro festival internacional de folclore, organizações estas que se repetiram nos anos seguintes e permitiu trazer a Antões ranchos de Espanha, Holanda, Suíça, Itália, França, Canadá, México, Índia, Bélgica entre outros países. Durante a sua existência tem atuado de norte a sul de Portugal em festivais nacionais e internacionais de folclore, festas e romarias. Atuou também no estrangeiro por diversas vezes, Em Espanha ( 1998, 2007, 2010, 2011, 2013 e 2014), Holanda (1977), Alemanha ( 1998) e Suíça ( 1999 e 2007). Foi ainda um dos fundadores da Associação Folclórica da Região de Leiria / Alta Estremadura, no ano de 2000.

Tem recriado várias tradições, tais como, as descamisadas, o cantar das almas, os bailes à moda antiga, a serração da velha, a malha, a apanha da azeitona e as lavadeiras na fonte. Conta atualmente com cerca de 40 elementos, sendo o responsável pelo rancho o Senhor Carlos Manuel Mota de Carvalho.

Locais de recolha: junto das pessoas mais idosas da localidade

Trajes: regador, carpinteiro, moleira, tremoceira, pisador de uvas, tecedeira,, arrozeira, azeitoneiros, domingueiro e noivos.

Utensílios: cabaça, dobadoura, cabaço, alguidar de barro vidrado, cesto do almoço, barril de agua, foicinho, moal, tabuleiro para lavar as tripas ( do porco), alfaias do resineiro e carreta.

Tocata: acordeão, reco-reco, ferrinhos, cavaquinho, bandolim e guitarra.

O Rancho nas redes sociais
Contactar o Rancho Folclórico e Artístico de Antões