Rancho Típico de Pombal

AGENDA 2016

Fundado em 1971, o Rancho Típico de Pombal ( que teve a sua origem no Rancho Flores de Pombal), levou a cabo uma recolha etnográfica por todo o concelho, fazendo parte do seu reportório músicas e recolhidas em diversas freguesias.

A forma de dançar tem por base três características fundamentais que se conjugam : rodopio, rodízio e marcadinho.

Atuou em diversos locais do país ( continente e ilhas) e também no estrangeiro( Espanha, Alemanha, França, e Suíça) em diversos festivais de folclore. Organiza anualmente o festival de folclore, integrado nas tradicionais Festas do Bodo ( festas do município), tendo também organizado os festivais da primavera em colaboração com a Câmara Municipal de Pombal.

Tem atualmente seis discos gravados. Efetuou seis atuações na RTP, ( num programa sobre folclore dirigido por Pedro Homem de Melo), tendo sido o primeiro rancho folclórico a atuar na radiotelevisão, quando esta ainda se encontrava em regime exprimental. Acrescenta-se ainda, a presença na RTP a 23 de agosto de 1998 e a participação num dos programas da rubrica “ Portugal Português” (TVI).

Recebeu a Medalha de Prata de Mérito Municipal e foi honrado toponimicamente com a atribuição do seu nome e uma das ruas da cidade de Pombal. É fundador da Federação do Folclore Português, tendo também contribuído para a fundação da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, onde exerceu os cargos de Vice-presidente da Direção, Presidente e Secretário da Assembleia Geral, cargos esses, que já se repetiram.

Local de recolha: junto das pessoas mais idosas das freguesias de Redinha, Abiul, Vermoil, Meirinhas, Vila Cã e Pombal.

Trajes: noivos, domingueiros ( ricos e remediados) e trabalho (camponeses abastados e pobres).

Utensílios: cofos (cestos de palha) e cântaros de barro

Tocata: acordeão, ferrinhos, reco-reco e guitarra.

Contactar o Rancho Típico de Pombal

Apartado 70 3101-901 Pombal