Teatro Amador de Pombal

Praça das Letras no aniversário do TAP

Por ocasião do seu 41.º aniversário, o Teatro Amador de Pombal promove a 2.ª edição da Praça das Letras, um evento cultural multidisciplinar que cruza várias artes.

Durante dois dias, 15 e 16 de Julho, estas artes encontram espaço de expressão na Praça Faria da Gama, junto ao edifício da Junta de Freguesia de Pombal.

A Praça das Letras tem início no sábado, dia 15, pelas 18h00, com uma tertúlia literária com a presença das escritoras Cristina Drios e Fausta Cardoso Pereira, numa conversa moderada por Paulo Moreiras.

Pelas 19h45, Francisco Gomes apresenta «Shot Stories», histórias alcoólicas para ouvir sem moderação, numa rodada de histórias tragico-cómicas.

O dia termina pelas 22h30, com o espectáculo de marionetas «Objectosfera», de Rui Sousa, com a participação especial de João Silva, que nos transporta numa viagem na manipulação de objectos do quotidiano, onde cada marioneta narra uma experiência de movimento singular, conta uma vivência única como se cada uma existisse num universo particular.

No domingo, pelas 18h00, realiza-se uma tertúlia com ilustradores e autores de banda desenhada, com a presença de André Caetano e Sérgio Marques. Pelas 19h30, segue o espectáculo de magia «O quê?!!», com Zé Mágico, que cria momentos impossíveis de compreender numa atmosfera mágica. Um espectáculo verdadeiramente para adultos, mostrando que nem tudo na vida tem de ter uma explicação.

A 2.ª edição da Praça das Letras encerra pelas 22h00, com um cine-concerto de Charlie Mancini, que tocará ao vivo durante a exibição do filme «Seven Chances», de Buster Keaton. Uma experiência singular e hilariante.

Km 0:
27/05/2016 – Estreia em Pombal “Km 0” – Festival de Teatro de Pombal – Teatro Cine de Pombal pelas 21H30
28/05/2016 – Estreia em Pombal “Km 0” – Sede do Ajidanha pelas 21H30
29/05/2016 – “As Viagens de Gulliver” – XX Mostra Teatro Cem Soldos pelas 16H00
10/06/2016 – “As Viagens de Gulliver” – Festival de Teatro de Pombal – 21H30 – Salão da Filarmónica Vermoilense

12/06/2016 – “As Viagens de Gulliver” – Festival de Teatro de Pombal – 17H00 – Centro Cultural e Reacreativo de Vila Cã

15/07/2016 e 16/07/2016 – Comemorações do 40.º Aniversário TAP – Teatro Cine de Pombal pelas 21H30

24/07/2016
 – “Km 0” – Novos Ventas – Festival de Teatro Comunitário – Cortes/Leiria – 21H00

26,27 e 28/08/2016 – iTi – Improviso Teatral Ibérico – Cedillo – Espanha

O Teatro Amador de Pombal, fundado em 13 de Julho de 1976, tem um historial rico em acções de âmbito teatral, nomeadamente no que diz respeito a produções de espectáculos, à produção e dinamização de festivais de Teatro na região, bem como a realização de acções de formação para grupos de teatro amador a iniciar no concelho.

Durante os mais de trinta anos de existência, realizou mais de 300 espectáculos, a nível nacional e internacional, sendo as suas produções teatrais de escritores portugueses e estrangeiros e algumas criações colectivas. Integrou o I Festival de Teatro do INATEL, no Algarve em 1977 e participou no Festival da Paz, na Suíça em 1978. Em paralelo com esta actividade, promove e desenvolve diversas iniciativas contribuindo para o desenvolvimento local.

Em 1980 fez parte do levantamento cultural de 10 freguesia do concelho. Em 1979/80/81 organizou os 1ºs ciclos de Arte do concelho e integrou os Encontros de Teatro Amador no distrito de Leiria.

Em 1995 organizou o primeiro Festival de Teatro de Pombal.

Em 2000 em parceria com a Câmara Municipal de Pombal, realizou um projecto intermunicipal, surgindo assim o 1º Festival de Alta Estremadura. A este projecto estão ligados os municípios de Pombal, Marinha Grande e Leiria. Pela primeira vez concorreu ao apoio do IPAE, sendo o seu projecto considerado válido. Desde desse ano tem participado em Feiras Medievais, com o grupo Vivarte, tendo até hoje realizado mais de duas dezenas de espectáculos.

O Teatro Amador de Pombal, em 1987 foi distinguido com o Prémio Directíssimo (Rádio Comercial de Leiria – Prémio de Teatro (local); em 1986 foi – lhe atribuído o Prémio ACASO – Festival de Teatro de Leiria e em 2000 foi distinguido pela Câmara Municipal de Pombal com a medalha de Mérito Cultural.

A partir de 2004, o TAP inicia uma nova abordagem à sa forma de fazer teatro. A colaboração com encenadores profissionais, tendo como objectivos uma melhor formação teatral dos seus elementos bem como a apresentação de espectáculos com maior qualidade, têm apresentado os seus frutos, como é patente na produção “A fantástica aventura do devasso que virou Santo!”, “Jogos na hora da Sesta” e “Guerra é coisa de crianças” com Clóvis Levi ou em “ensaio.HAMLET” com assinatura de Nuno Pino Custódio.

Actualmente o Teatro Amador de Pombal conta com cerca de doze elementos activos. Após a reestruturação do edifício da Cadeia Velha, o TAP não possui sala de ensaios própria. No entanto a assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Pombal previu a cedência das instalações de uma escola para arrumos e a continuidade de desenvolver o seu trabalho, todas as semanas, na sala de ensaios do Teatro-Cine de Pombal.

Contactar o TAP

Rua Professor Gonçalves Figueira, 11 – 2.ºEsq. 3100-485 Pombal